O Maravilhoso Mundo Novo do Franchising Foodservice.
O mundo dos fastfoods também tem atualizado! Veja abaixo.
O mundo se tornou mais digital. Uma pandemia lançou mais mudanças. Os modelos de franquia têm seguido – e o cenário do restaurante pode ter sido alterado para sempre.
Os primórdios do McDonald’s não pareciam nada com a operação atual. A marca agora global de hambúrgueres abriu como um humilde stand de drive-in, expandindo-se lentamente por toda a Califórnia – alguns mesmo sem assentos internos.
A franquia do Foodservice mudou definitivamente. Dê uma olhada em um McDonald’s moderno, com seus quiosques de pedidos e pistas de drive-thru duplo, e tem pouca semelhança com o final dos anos 40, quando o McDonald’s decolou pela primeira vez.
Praticamente todos os restaurantes mudaram de alguma forma – mas uma pandemia contínua pode ter mudado a indústria mais do que nunca.
A preferência do cliente mudou, fazendo com que os fornecedores de delivery experimentassem sucesso como nunca antes. A indústria de restaurantes como um todo foi forçada a incorporar algum tipo de serviço de entrega ou coleta, ou corre o risco de ser deixada para trás.
O serviço mais rápido tem reinado supremo por esta mesma razão, e com problemas de pessoal e cadeia de fornecimento tornando-o mais difícil do que nunca, os últimos desenvolvimentos de franquias de foodservice são diferentes de qualquer outro.
Pedidos Remotos e Culinária Remota
O quadro geral da franquia de restaurantes sugerirá que as marcas de pequenos pés e de baixo custo são orientadas para o sucesso no cenário moderno de foodservice.
Custa menos dinheiro ocupar menos espaço, e quando os clientes estão fazendo pedidos com mais frequência, parece que mais marcas estão investindo em como elas podem chegar ao cliente, ao contrário de como os clientes podem chegar a elas.
Isto é exatamente o que marcas como a Domino’s têm feito – a cadeia de pizza tem até buscado um serviço de entrega autônomo com a empresa de tecnologia Nuro em seu mais recente empreendimento.
A Starship é outra marca de entrega robótica que funciona em escala menor que a Nuro, mas também está promovendo o cenário de entrega a ser seguido pelas franquias.
Isto reduz a necessidade de pessoal de entrega, que é outra questão que os restaurantes modernos têm sido forçados a navegar.
Outros avanços têm sido possíveis através de modelos de cozinha fantasma.
Novas Possibilidades
Este serviço de operação permite que as marcas preparem alimentos sem a necessidade de uma cozinha interna, já que tudo funciona fora de uma loja de tijolos e cimento.
Marcas como a REEF Technology levaram esta carga a um serviço de preparação mais remoto, e quando os fornecedores de entrega não precisam recolher os pedidos em um local mais conveniente, os prazos de entrega podem ser reduzidos significativamente.Otimizando uma Cadeia de Fornecimento Resistente
Pamela McMorrow é diretora de cadeia de suprimentos e inovação de produtos da Oath Pizza, um título de trabalho criado especificamente para as próprias questões que estão prejudicando as marcas de restaurantes até os dias de hoje.
A Oath Pizza, uma franquia de pizza feel-good baseada no Nordeste, criou um modelo de distribuição “hub and spoke” para ajudar a trabalhar em torno dos desafios da cadeia de abastecimento.
Um centro de distribuição centralizado pode servir como fornecedor para múltiplas localizações de marcas, atuando como os “porta-vozes” que recebem remessas do centro de distribuição ao invés de um serviço externo.
“Sabemos quando [as remessas] estão chegando”, disse McMorrow, “e sabemos como o sistema de fornecimento pode se adaptar caso surjam quaisquer desafios”.
A Oath Pizza foi capaz de desenvolver uma espécie de reserva de emergência pessoal, e a marca pode operar com muito mais tranqüilidade sabendo que não vai ficar sem certos produtos.
“Acho que as circunstâncias em torno da pandemia levaram as pessoas a realmente começar a pensar em comer mais saudável e fazer melhores escolhas para si mesmas”, disse Robert Campos, o vice-presidente de franquias da Robeks, uma franquia de smoothie e suco em rápido crescimento.
“Temos visto uma grande mudança na preferência do consumidor – muitos clientes estão mais confortáveis para fazer um pedido através de um serviço de entrega”, disse Campos.
Isto levou a equipe Robeks a lançar seu próprio aplicativo móvel, que é apenas parte da mais recente onda em tecnologia de foodservice.A pequena pegada imobiliária da Robeks permitiu que a marca poupasse dinheiro em lugares que não são mais utilizados desde 2020: as mesas internas atuais.
Campos disse que a marca estava motivada a desenvolver ainda mais seu aplicativo móvel quando a indústria de restaurantes começou a se afastar dos restaurantes presenciais, e o apelo de investimento da marca cresceu à medida que ela comercializava este novo serviço para os futuros franqueados.
O aplicativo móvel da Robeks permite que os clientes façam pedidos pelo telefone e providenciem a coleta, e vem até com um programa de recompensas.
Os restaurantes terão mais dificuldade em reter clientes através do tradicional serviço interno, portanto, um aplicativo móvel como o que a Robeks lançou é uma forma de as marcas estarem transformando os compradores de primeira viagem em crentes para toda a vida.
Tem alguma dúvida ou sugestão de conteúdo? Nos envie no formulário abaixo!
Nossa localização
Rio de Janeiro
Avenida Marechal Câmara Número 160 – Edifício Orly Centro – Rio de Janeiro – RJ